A liberação miofascial(mio =músculo e fáscia = tecido conectivo) é um dos métodos de tratamento dos tecidos moles mais antigos da história.
A fáscia ou tecido conectivo é um tecido que envolve, separa e divide o corpo em: tecidos, órgãos, células, etc. É um tecido extremamente importante uma vez que é ele que envolve, separa e divide o corpo.
Alterando a fáscia e devolvendo-lhe a sua elasticidade e flexibilidade perdidas conseguem-se eliminar dores sejam elas crónicas ou não.
A liberação miofascial se concentra na redução da dor, aliviando a tensão e o aperto nos pontos de gatilho. Nem sempre é fácil entender qual ponto gatilho é responsável pela dor. Por esse motivo, a liberação miofascial é feita em uma ampla área de músculos e tecidos, e não em pontos únicos.
Como funciona a técnica de liberação miofascial
Quando usamos liberação auto-miofascial, a pressão é exercida sobre essas adesões e depois liberada. Isso nos permite voltar aos níveis ideais de desempenho físico.
Os benefícios desta técnica são liberar as tensões e dores musculares, promover o relaxamento muscular, melhora da circulação, melhora da flexibilidade das articulações, ajuda na prevenção de lesões, elimina a tensão nos músculos dentre outros fatores.
Nem sempre e possível contar com uma massagem feita por um profissional, nesse caso, existe a possibilidade da massagem de auto-liberação miofascial. Você pode usar alguns acessórios específicos. Os mais comuns são o rolo, que é um acessório capaz de trabalhar quase todos os grupamentos musculares e a bola de tênis ou de borracha, usada para massagem da planta do pé e das partes anterior e posterior da perna.
Para ver um vídeo com o passo a passo de como realizar a auto-liberação miofascial clique aqui!
Comments