top of page
Buscar

Quero te ensinar a meditar!

Você sabia que em média temos quase 60.000 pensamentos por dia, e a mente está constantemente se movendo de um pensamento para outro com uma sequência aparentemente infinita de aleatoriedade ?


Quando meditamos, diminuímos essa avalanche de pensamentos e reduzimos nossos níveis de estresse, conhecemos nossa dor, nos conectamos melhor, aprimoramos nosso foco e somos gentis com nós mesmos.

O importante é buscar entender sobre a atenção plena, isto é, o que está acontecendo no aqui e agora, trazer nossa atenção para a nossa respiração, e depois voltar para a respiração quando percebemos que nossa atenção se desviou.


Então vamos lá:

1 - Fique confortável e prepare-se para ficar parado por alguns minutos.

Você vai simplesmente se concentrar em sua própria respiração.

2 - Concentre-se em sua respiração.

Onde você sente mais sua respiração? Na sua barriga? No seu peito? Tente manter sua atenção em sua inspiração e expiração.

3 - Siga sua respiração por dois minutos.

Bem vindo de volta! O que aconteceu? Quanto tempo passou antes que sua mente se afastasse de sua respiração? Percebeu como sua mente estava ocupada mesmo sem que você a orientasse conscientemente para pensar em alguma coisa em particular?


Vamos tentar de novo:


Sente-se

Encontre um lugar para se sentar que pareça calmo e tranquilo para você;


Definir um limite de tempo .

Se você está apenas começando, pode ajudar a escolher um curto período de tempo, como cinco ou dez minutos. Coloque um despertador caso fique ansioso sem saber quanto tempo esta ali;


Observe seu corpo

Você pode se sentar em uma cadeira com os pés no chão, pode sentar-se de pernas cruzadas, pode se ajoelhar - está tudo bem. Apenas certifique-se de que você está estável e em uma posição que você pode ficar por um tempo;


Sinta sua respiração

Siga a sensação da sua respiração enquanto ela entra e sai;


Observe quando sua mente vagou

Inevitavelmente, sua atenção vai deixar a respiração e vagar para outros lugares. Quando você começa a perceber que sua mente vagou - em alguns segundos, um minuto, cinco minutos - simplesmente volte sua atenção para a respiração;


Seja gentil com sua mente errante

Não se julgue ou fique obcecado com o conteúdo dos pensamentos em que você se encontra perdido. Apenas volte!;


É isso aí! Essa é a prática

Você vai embora, volta e tenta fazê-lo da maneira mais gentil possível;


Feche com gentileza

Quando estiver pronto, levante gentilmente seu olhar (se seus olhos estiverem fechados, abra-os). Tome um momento e observe quaisquer sons no ambiente. Observe como seu corpo se sente agora. Observe seus pensamentos e emoções!


Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page